Educação
Proposta do Projeto da Educação:
Prestar atendimento educacional especializado a pessoas com diagnostico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e/ou Deficiência Intelectual com vistas a promover inclusão escolar, estimular o desenvolvimento biopsicossocial educativo, execução de atividades cotidianas, priorizando a integralidade do cuidado prestado aos atendidos pela instituição.
O público alvo do presente projeto são 350 atendidos com TEA e/ ou deficiência intelectual e seus familiares, encaminhados pela secretaria da educação do Guarujá.
Apoio Pedagógico e psicopedagógico
Estimula à leitura, escrita, reconhecimento e discriminação de cores, letras, números e operações matemáticas básicas.
Educação
Acompanhamento escolar
O psicólogo realiza intervenção em loco (na escola em que a criança está inserida) para os atendidos com grau de comprometimento moderado e grave, contribuindo para a elaboração do currículo funcional da criança na escola e para treino comportamental e da aprendizagem mediante intervenção ABA (Análise Aplicada do Comportamento). A secretaria da educação ou a APAAG encaminham os casos para acompanhamento. A equipe também participa de reuniões de rede e dá orientações à escola.
Educação
Atendimento psicológico
Reduzir e/ou extinguir comportamentos inadequados e/ou estereotipias; amplia repertório comportamental, respondendo diferentemente às solicitações do meio; desenvolver habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais com o objetivo de facilitar a inserção satisfatória em grupos.
Grupos
Grupo de Estimulação Precoce
Ocorre de maneira interdisciplinar e é destinado para crianças de até três anos de idade. Os objetivos têm como propósito ampliar, desenvolver e estimular as seguintes áreas: interação social, compreensão do uso da linguagem receptiva e expressiva, o brincar funcional e jogo simbólico, habilidades motoras sensoriais e cognitivas e pré-requisitos para aprendizagem, facilitando a inserção escolar. Profissionais: Pedagogo, Psicólogo, Psicomotricidade e Fonoaudiólogo
Grupos
Grupo de Estimulação
Possui os mesmos objetivos do grupo de estimulação precoce, porém as atividades serão direcionadas para crianças de três aos cinco anos de idade. Profissionais: Pedagogo, Psicólogo, Psicomotricista/ terapeuta ocupacional e Fonoaudiólogo.
Grupos
Grupo de aprendizagem
Composto por pedagogas, professor de arte e psicomotricidade que direcionam suas propostas de atividades/ tarefas para conteúdos relevantes ao processo de aprendizagem escolar.
Grupos
Grupo de Arte
Visa oferecer atividades que familiarizem os atendidos com materiais, técnicas e habilidades relacionadas à arte. Tem também como objetivo aproximar o atendido da realidade escolar.
Grupos
Grupo de música
Promover a escuta de diferentes estilos musicais e sonoros; praticar um repertório de canções que proporcionem o desenvolvimento de habilidades musicais e realizar atividades que desenvolvam as diversas técnicas de execução musical como: vocal, instrumental e mista.
Grupos
Grupo de Comunicação e Linguagem
Estimular a atenção concentrada e a tolerância; desenvolvimento da linguagem oral com coerência; estimular a diminuição da ecolalia tardia e imediata; estimular a identificação de letras do alfabeto, relacionando a escrita de palavras. O grupo é realizado por fonoaudióloga e pode
Oficinas de Centro de Convivência para Jovens e Adultos, unidade 2
Oficina Profissionalizante
Objetivo: capacitar para inserção no mercado de trabalho. São ofertadas as mesmas aulas que na “Oficina de Geração de Renda: sem vínculo empregatício”; contudo, as aulas nesta oficina são direcionadas para outro objetivo, com estratégias que exigem dos participantes postura profissional de contratado.
Oficinas de Centro de Convivência para Jovens e Adultos, unidade 2
Oficina de Geração de Renda sem vínculo empregatício
Objetivo é capacitar os atendidos para que eles consigam aprender as aulas e fabricar materiais para vender de forma autônoma. Realizam aulas com psicólogo; informática; música; artesanato; cerâmica; arte; educação física; pedagogia e papel reciclado.
Oficinas de Centro de Convivência para Jovens e Adultos, unidade 2
Oficina de convivência I
Objetivo é que os atendidos participem de atividades na APAAG, se sentindo produtivos. Realizam aulas com psicóloga; psicomotricista; música; artesanato; arte; educação física e pedagogia. Um psicólogo acompanha alguns grupos para estimular comportamentos adequados e auxiliar nas estratégias de aprendizagem. As atividades acontecem três vezes na semana para cada atendido e a quantidade de atividades por dia é determinada pelo tempo de tolerância à espera e atenção concentrada dos mesmos.
Oficinas de Centro de Convivência para Jovens e Adultos, unidade 2
Oficina de Convivência II
Tem como objetivo ampliar capacidades como atenção concentrada, repertório de interesses, autonomia etc., com aulas com pedagogia, música, educação física, psicomotricidade, arte e artesanato, sendo que um psicólogo acompanha alguns grupos para estimular comportamentos adequados e auxiliar nas estratégias de aprendizagem. As atividades acontecerão duas vezes na semana para cada atendido e a quantidade de atividades por dia sé determinada pelo tempo de tolerância à espera e atenção concentrada dos mesmos.
Oficinas de Centro de Convivência para Jovens e Adultos, unidade 2
Oficinas de mães
Tem como objetivo a geração de renda das mães, criação de vínculos e empoderamento para que elas fortalecidas, consigam cuidar de seus filhos, seguindo com maior freqüência as orientações dos profissionais.