APAAG | Associação de pais e amigos dos autistas do Guarujá

Projeto: Saúde

Saúde

Proposta do Projeto da Saúde:

Estimular o desenvolvimento biopsicossocial e capacidades voltadas para execução das funções cotidianas, priorizando o cuidado integral das pessoas com TEA; Promover e estimular a participação dos familiares no processo terapêutico.
O público alvo do presente projeto são 310 crianças, adolescentes e adultos com TEA e seus familiares, encaminhados pelo CAPSIJ (Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil).

Atendimento Psicológico individual:

Reduz e/ou extingue comportamentos inadequados e/ou estereotipias; amplia repertório comportamental, respondendo diferentemente às solicitações do meio; desenvolve habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais.

Saúde

Atendimento fonoaudiológico individual

Visa aumentar a capacidade da estrutura comunicativa, vocabulário, expressões comunicativas, imaginação, criatividade; treino de escrita, ampliar e/ou desenvolver a capacidade de comunicação verbal e não verbal; favorecer a comunicação funcional, restrição alimentar e trabalhar a inteligibilidade.

Saúde

Atendimento de Terapia Ocupacional

O terapeuta disponibiliza ferramentas e tecnologias assistivas que contribuem para a evolução do desenvolvimento global e adequação no processo de aprendizagem do atendido. Desenvolve e estimula Atividades de Vida Diária Básica (AVDB) e Atividades de Vida diária Instrumental (AIVD). Também realizam atendimentos de estimulação sensorial.

Saúde

Atendimento de fisioterapia individual

Ampliar qualidade de vida através de adequação de marcha, ampliação de movimentos amplos etc.

Saúde

Atendimento Domiciliar

Visa atender autistas com comprometimento grave ou que a família esteja impossibilitada de levar o atendido até a instituição. O objetivo é proporcionar funcionalidade no ambiente domestico e generalização da aprendizagem, avaliando também a conduta do atendido em loco para redução de respostas inapropriadas e fornecendo treino e orientações à família.

Saúde

Serviço Social

Quanto ao atendimento da assistência social destaca-se o Serviço de Proteção Social Básica a qual a Instituição desenvolve o trabalho essencial ao serviço como: De acordo com a lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, a APAAG é uma entidade de atendimento de forma continua, permanente e planejada. Que presta serviços e projetos na esfera da prestação social básica. Tendo como foco às famílias que constituem em seu núcleo familiar pessoa com deficiência (autismo ou deficiência intelectual), encaminhado para a instituição, através da Sistema Único de Saúde do Município.  

Assim, promovendo espaços de informação, despertando o senso crítico e qualificação, visando o empoderamento e cidadania e defesa dos direitos da pessoa com deficiência, desenvolvendo as atividades como:

  • Despertar de senso crítico; 
  • Promover defesa de direitos da pessoa com deficiência;
  • Resgatar cidadania (acolhimento de direitos e deveres através do trabalho de informação);
  • Promover protagonismo social;
  • Orientar as famílias dos atendidos, visando a articulação com a rede socioassistencial (BPC/LOAS, Passe Livre, Bolsa Família, Cartão Transporte da pessoa com deficiência, entre 0utros)
  • Atender de forma sistemática as famílias no que diz respeito à dinâmica familiar apresentada (dependência química, vulnerabilidade social, violência doméstica);
  • Proporcionar mecanismos de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, promovendo valores educacionais, culturais no contexto comunitário; 
  • Articular as famílias com a rede de serviços (CRAS, CREAS).

A Proteção Social Básica tem como objetivo a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).

 

GRUPOS

Grupo de Estimulação Precoce

Atua de maneira interdisciplinar e é destinado para crianças de até três anos de idade. Os objetivos têm como propósito ampliar, desenvolver e estimular as seguintes áreas: interação social, compreensão do uso da linguagem receptiva e expressiva, o brincar funcional etc. Profissionais: Psicólogo, Psicomotricista/ terapeuta ocupacional e Fonoaudiólogo.

GRUPOS

Grupo de Estimulação

Possui os mesmos objetivos do grupo de estimulação precoce, porém as atividades são direcionadas para crianças de três a cinco anos de idade. Profissionais: Psicólogo, Psicomotricidade/ terapeuta ocupacional e Fonoaudiólogo.

Grupos para crianças com TEA dos 5 aos 12 anos de idade

Grupo do Brincar

O grupo tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento ou ampliação da interação social adequada, estimular o brincar funcional, participar de jogos simbólicos, compreender regras e combinados etc. Profissionais: terapeuta ocupacional e Psicóloga.

Grupos

Grupo da Organização do Pensamento

Este grupo é acompanhado por psicólogo que utiliza-se de fatos relacionados ao cotidiano para abordar capacidades relacionadas à percepção temporal e organização do discurso coerente.

Grupos

Grupo da Alimentação

É mediado pelos profissionais de psicólogo e terapeuta ocupacional. O grupo é direcionado para atendidos com restrições alimentares, com o objetivo de ampliar seu repertório alimentar, seu conhecimento e familiaridade com os alimentos e ampliar autonomia das AVD’s e AIVD.

Grupos

Grupo de Comunicação e Linguagem

Estimular a atenção concentrada e a tolerância; desenvolvimento da linguagem oral com coerência etc. Contam com o profissional: fonoaudiólogo.

Grupos

Grupo de Terapia Ocupacional

Trabalhar aspectos psicomotores como noção temporal, espacial; coordenação óculo-manual; lateralidade etc. Grupos formados por psicólogos ou terapeutas ocupacionais e fisioterapeuta.

Grupos

Grupo para atendidos com mais de 14 anos de idade

OTTO – Oficina Terapêutica de Terapia Ocupacional: Visa ensinar, em grupos, AVD´s (Atividades da Vida Diária), por exemplo: amarrar um sapato, fechar o ziper, escovar os dentes com independência etc. e as AIVD´s (Atividades Instrumentais da Vida Diária) como lavar louça, passar roupa, limpar etc., de forma teórica e prática.

Grupos

Grupo de orientação

A profissional da Psicologia realiza grupos de orientações temáticas voltadas aos familiares e responsáveis a fim de propor intervenções no ambiente doméstico, esclarecer dúvidas, oferecer escuta e favorecer um espaço para trocas de experiências, na forma de dinâmicas de grupo, rodas de conversa e afins.

Doação

Escaneie nosso QR CODE para realizar sua doação através de nossa chave PIX, transferência bancária ou nossa chave aleatória!

Chave aleatória: 04.211.135/0001-57

Transferência Bancária:
Banco do Brasil
AG: 0925-3
CC: 50656-7
CNPJ: 04.211.135/0001-57